domingo, 26 de setembro de 2010

Mínimos, Múltiplos, Comuns - João Gilberto Noll & Tooba - Shirin Neshat

Nomes 

FOZ

 "Ana!", eu chamava. Ela vinha até o muro, sem ao menos perguntar: "o que é?". Permanecia calada, naquela espécie de antevéspera imprecisa, permanente. Eu me fingia de cego, tateava, balbuciava o nome:"Ana!". Mas não emitia mensagens, delas carecia. Só o nome sussurrado. Ela ficava como que à espera de que um dia pudesse extraí-la inteira do nome. Não esqueço a noite em que me levaram para o quartel e me prenderam. Na solitária, pensei no nome, "Ana", mas o que saiu foi pura e simplesmente uma voz que eu próprio não reconheci. Vibrava com tal intensidade através de mim, que logo compreendi que a minha fala, ali, se fala houvesse, não era bem minha, vinha de uma fonte que me fazia sacudir as grades, com fúria, como se a quisesse justamente violar."
O texto acima foi retirado do livro "Mínimos, Múltiplos, Comuns" de João Gilberto Noll. O livro tem 338 relatos mínimos e extraordinarios confinados a um máximo de 130 palavras,por escolha do próprio autor. Os textos faziam parte de uma coluna escrita duas vezes por semana no jornal Folha de São Paulo, entre agosto de 1998 e dezembro de 2001, muito antes do Twitter ser criado. Noll chamou suas narrativas de "instantes ficcionais" e os dividiu em cinco grandes conjuntos que pressupõe uma cronologia da Criação: Gênese, Os Elementos, As Criaturas, O Mundo, O Retorno. O texto em questão está dentro da seção Gênese, das subseções O Verbo e Nomes. As fotos são da obra Tooba, da artista plástica iraniana Shirin Neshat, impressionante e arrebatador vídeo-instalação que mostra uma invasão conceitual de uma área completamente murada. Infelizmente, não encontrei o vídeo na internet mas a artista teve uma exposição de suas obras no Brasil a alguns anos atrás.
Um livro inspirador, como a obra de Neshat.

2 comentários:

Fabiana Farias disse...

Sou completamente apaixonada por esse livro do Noll. Acho que ele chegou ao auge da escrita nesta obra. Tudo sobre como ele escreve e sobre o que ele escreve está ali. Simplesmente perfeito.

moviola disse...

Fabiana, concordamos em grau, número e genero. :)
Obrigado por participar e continue opinando. A equipe do blog agradece.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo ▲