
sexta-feira, 31 de outubro de 2008
Grandes diretores com filmes ainda inéditos no Brasil.

sábado, 25 de outubro de 2008
Promoção "Pretérito Perfeito"
sábado, 18 de outubro de 2008
Noel Rosa
cartola 100 anos
"Cartola é sem sombra de dúvida, um dos construtores da música popular urbana carioca. Por uma feliz coincidência, Cartola e Noel Rosa (1910- 1937) se encontraram em Vila Isabel no final da década de 20, um negro e um branco, um pedreiro e um estudante, um morador de classe média do bairro. O negro Cartola tocava violão e transformava em arte a herança rítmica e melódica dos negros Bantos, entre eles seus avós. O branco Noel, mau estudante de Medicina, transformava em música e poesia a crônica dos boêmios da cidade, que o rádio incipiente começava a transformar em sucesso.
Só que as diferenças sócio-econômico-culturais eram infinitamente menores do que as identidades que as atraíam. Assim, os encontros desses dois, diários, regados à cerveja e cachaça, testemunhados por vizinhos e amigos, nos becos e tendinhas do morro da Mangueira e mesmo no barraco de Cartola, duravam dias e noites. E acabaram rendendo frutos suculentos para a evolução do samba: as letras de Cartola tornando-se mais “literárias” e as músicas de Noel ganhando nova abordagem rítmica, “palpites felizes” de cada um. Sob as bênçãos de São Sebastião, santo católico, Oxássi na intimidade dos terreiros cariocas... e do maestro Heitor Villa-Lobos."
Marília Trindade Barboza, amiga e biógrafa
O cd Só Cartola traz cinco músicas nunca gravadas no Brasil, A Mangueira é muito grande, Velho Estácio, Ciúme Doentio e Deixa, interpretadas pelo parceiro e amigo Nelson Sargento, e o prelúdio instrumental Sol e Chuva. Elton Medeiros - também companheiro - relembra suas parcerias com o mestre: Sofreguidão, A Mesma História, Peito vazio, Injúria e O Sol Nascerá. Nelson e Elton também cantam juntos alguns sambas memoráveis. Os arranjos refinados são de Afonso Machado, bandolinista do Galo Preto e pesquisador que compilou as partituras de 140 músicas de Cartola. Em breve será lançado o dvd com a gravação do show ao vivo. Ótima homenagem a este grande artista brasileiro.
quarta-feira, 8 de outubro de 2008
L'Argent de Robert Bresson (1983)
