
terça-feira, 30 de dezembro de 2008
Olivier Messiaens, Berlin e a 2a. guerra mundial.

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008
GLOBAL: BIOPODER E LUTA EM UMA AMERICA LATINA GLOBALIZADA

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008
Mensagem de fim de ano
segunda-feira, 22 de dezembro de 2008
Imperdível - Mutações
domingo, 21 de dezembro de 2008
Imperdível - promoção Moviola





Livro e cd Vinicius de Moraes -
Dois livros de poesia recém lançados pela Cia das Letras, são acompanhados de um cd de Vinicius em Portugal. A gravação foi realizada ao vivo num recital que aconteceu na Livraria Quadrante, em Lisboa. A seleção obedeceu ao critério e gosto do poeta e, a quase todos os poemas, precede-se alguns comentários do poeta, de crítica e análise, de saudade e de amor. Poder-se-ia dizer aos estudiosos de Vinicius, que os comentários do poeta são preciosos para quem um dia pretender realizar um estudo sobre sua obra, que ele registra desde a publicação do primeiro livro aos 18 anos de idade até o poema inédito (que este disco tem o privilégio de apresentar) SOB O TRÓPICO DE CÂNCER.
quinta-feira, 18 de dezembro de 2008
Imperdível - Cancioneiro Chico Buarque
quarta-feira, 17 de dezembro de 2008
Imperdível - O Olhar Selvagem, o cinema dos surrealistas

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008
Imperdível - Poesia Soviética

Em nenhum outro país, a poesia tem o poder aglutinador que possui na Rússia, pois o russo encara o poeta como uma espécie de xamã possuído pela Verdade, um iluminado que pode fazê-lo descortinar um lampejo de sentido para as coisas. Este livro traz uma compilação que abrange desde o período pré-revolução até a política da Perestroika nos anos 80. O autor nos dá um amplo panorama do que foi a poesia 'não-oficial' produzida na URSS. Como 'não oficial' entende-se tudo que não se alinhava a esterilidade das diretrizes oficiais do realismo socialista e do culto à personalidade de Stálin. "Não escrevemos para fazer propaganda. A arte é real, como a própria vida. E como a própria vida, não tem objetivo e nem significado. Existe apenas porque não pode fazer de outra forma." É com estes versos que Mikhail Zoshtchenko firma um manifesto em 1922, contrário a grandes autores da época que haviam sucumbido à armadilha ideológica; Górki foi um dos que expôs, com ênfase e orgulho, a doutrina do Realismo Socialista, em 1934. Lauro Machado Coelho nos apresenta, em ordem cronológica, poetas como Arsênyi Tarkóvski, Novella Matvêieva, Ievguêni Ievtushenko e Semiôn Kirsánov.
"São muitas, seguramente, as coisas que ainda querem ser cantadas por mim:
tudo o que mudo ressoa,
o que no escuro subterrâneo afia a pedra,
o que irrompe através da fumaça.
Ainda não ajustei contas com a chama,
nem com o vento e nem com a água...
É por isso que a minha sonolência
abre-me, de par em par, os portões
que levam à estrela da manhã." Anna Akhmátova - Táshkent, 1942
Dados Técnicos:
Formato 15,5 x 23 cm
656 pags.
Preço: R$ 68,00
sexta-feira, 12 de dezembro de 2008
dica - 1001 filmes para ver antes de morrer
segunda-feira, 8 de dezembro de 2008
dica-A Música Popular na Vitrola de Mario de Andrade
Provavelmente em meados de 1935, Mario de Andrade começou a ordenar sua discoteca particular mediante a substituição da capa original de cada disco por outra de cartolina lisa, numerando-a e nela escrevendo à mão suas observações de musicólogo, professor do Conservatório Dramático e Musical de São Paulo, folclorista e atento observador da pronúncia do português no Brasil.
A pesquisa de Flávia Camargo Toni resgata a ordenação da coletânea feita pelo próprio Mário a partir de 1935 e estabelece um catálogo que reúne grande parte das anotações dos discos e trechos pertinentes a elas extraídos de outros livros do escritor.
Algumas destas observações:
Sobre Urubatã (1929) em gravação de Pixinguinha:
“Disco admirável. Riqueza e beleza de combinações instrumentais. Alfredo Viana é o próprio Pixinguinha. O título Urubatã é digno de nota. Urubatã é um deus do Catimbó, cuja melodia registrei no Nordeste. Pixinguinha, macumbeiro contumaz carioca, denominando uma obra sua com o nome de Catimbó...A melodia recolhida por mim é completamente outra.”
Sobre O que há contigo? (1930) de Donga em gravação de Mario Reis:
“O samba de Donga é um modelo no gênero e está orquestralmente bem realizado.
Sobre Malandro (1930) de André Filho em gravação de Carmem Miranda:
“Mediocridades que chegam a ter interesse por causa duma flauta cem por cento nacional.”
Sobre Macumba – Canto de Ogum (1930) de Eloi Antero Dias e Getúlio Marinho com o Conjunto Africano:
“Uma peça notável de macumba traz admiravelmente expressa essa liberdade rítmica, que torna a linha oscilante e desnorteadora, é o ponto de Ogum. A rítmica está criada nele fugitivamente, e apresenta uma série de dois compassos ternários, seguida sempre de um compasso binário”.
O livro é acompanhado de CD com fonogramas originais da discoteca de Mário de Andrade. As fontes que originaram este trabalho comprovam que Mário de Andrade analisava os lançamentos de discos com ouvidos de estudioso de um fenômeno novo: a criação de produtos sonoros dirigidos ao mercado do lazer urbano.
domingo, 7 de dezembro de 2008
dica-1001 discos para ouvir antes de morrer
Em 1001 discos para ouvir antes de morrer, 90 jornalistas e críticos de música internacionalmente reconhecidos apresentam uma rica seleção dos álbuns mais inesquecíveis de todos os tempos.
Abrangendo desde as origens do rock ’n’ roll nos anos 50 aos mais recentes sucessos, este livro vai guiar você por diferentes tendências sonoras e mostrar o poder da música de representar as aspirações e os sentimentos de toda uma geração.
Embora grande parte do livro seja dedicada ao rock e ao pop, há também dezenas de boas indicações de jazz, blues, punk, heavy metal, disco, soul, hip-hop, música experimental, world music, dance e muitos outros estilos.
Cada álbum citado é contextualizado historicamente e os comentários sobre as músicas são acompanhados de curiosidades sobre as gravações, os bastidores ou a vida dos artistas.
Verdadeira bíblia da música, 1001 discos para ouvir antes de morrer é ilustrado com mais de 900 imagens de álbuns, cantores e bandas. Você vai encontrar alguns de seus artistas preferidos e descobrir muitos outros que merecem ser conhecidos
sexta-feira, 5 de dezembro de 2008
dica para o natal - Joe Cool's Blues


quinta-feira, 4 de dezembro de 2008
Resultado da promoção "Meu Brasil"

Pátria Proibida - Documentário Imperdível!

terça-feira, 2 de dezembro de 2008
B-Flat Jazz Club (Berlin)

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008
Be Bossa na Moviola
