sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Chico Buarque e Maria Rita Kehl vencem o prêmio Jabuti

Chico Buarque, com "Leite derramado", sagrou-se na noite desta quinta-feira o vencedor do prêmio Jabuti de melhor livro do ano de ficção. É a primeira vez em 52 anos de existência do mais importante prêmio da literatura brasileira que um escritor vence três vezes na categoria melhor livro do ano.
Chico compareceu à cerimônia de entrega, assim como fez em 1992, quando estreava como romancista com "Estorvo" e venceu o Jabuti. Em 2004, quando foi laureado por "Budapeste", não pôde receber o prêmio pessoalmente por causa de uma viagem. “Leite derramado” também foi escolhido o melhor livro do ano de ficção pelo voto popular, categoria que estreia este ano no Jabuti e contou com a participação de mais de 5 mil internautas.
A vencedora do melhor livro do ano de não ficção foi Maria Rita Kehl, primeiro lugar da categoria melhor livro de educação, psicologia e psicanálise, com “O tempo e o cão” (Boitempo Editorial). Nem Chico, nem Maria Rita fizeram o tradicional discurso após receberem o prêmio. Chico foi embora à francesa, fugindo do assédio de fãs e jornalistas.

Monica Salmaso cantou acompanhada de André Mehmari ao piano antes do ápice da premiação. Ao longo da entrega de troféus, Lima Duarte, Regina Duarte e Zeca Camargo leram trechos de obras finalistas. O vencedor na categoria voto popular não ficção foi "Linguagens formais" (Bookman), de Marcus Ramos, João Neto e Ítalo Vega, segundo lugar na categoria ciências exatas. tecnologia e informática.

do ProsaOnLine 

LEITE DERRAMADO, de Chico Buarque - R$ 29,00


Um homem muito velho está num leito de hospital. Membro de uma tradicional família brasileira, ele desfia, num monólogo dirigido à filha, às enfermeiras e a quem quiser ouvir, a história de sua linhagem desde os ancestrais portugueses, passando por um barão do Império, um senador da Primeira República, até o tataraneto, garotão do Rio de Janeiro atual. Uma saga familiar caracterizada pela decadência social e econômica, tendo como pano de fundo a história do Brasil dos últimos dois séculos. A imagem de capa do livro foi desenvolvida em duas versões - nas cores branca e laranja.            



O TEMPO E O CÃO, de Maria Rita Kehl - R$ 39,00

Escrito a partir de experiências e reflexões sobre o contato com pacientes depressivos, o livro aborda um tema que, apesar de muito comentado, é pouco compreendido. Para abordá-lo, Maria Rita faz um apanhado do lugar simbólico ocupado desde a Antigüidade clássica até meados do século XX, quando Freud trouxe esse significante do campo das representações estéticas para o da clínica psicanalítica. O livro toca também na relação subjetiva dos depressivos com o tempo, chamado pela autora de temporalidade. Para a construção deste pensamento, são utilizados conceitos dos filósofos Henry Bergson e Walter Benjamin, ambos dedicados à reflexão sobre essa questão.



Faça sua encomenda e receba no mesmo dia pelo telefone 2285-8339 ou pelo e-mail moviolaonline@gmail.com




Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo ▲