segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Machado, Machado, Machado...

Por conta do centenário de sua morte, Machado de Assis têm sido tema de uma enxurrada de debates, exposições e programas de TV por todo o país. Além disso, sua obra está sendo reeditada e diversos ensaios lançados. Boa oportunidade de conhecer um pouco mais da obra do “Bruxo do Cosme Velho”.

Paginas esquecidas: Uma Antologia Diferente de Contos Machadianos

Organizado por Álvaro Marins.

Uma compilação dos contos menos lidos e estudados de Machado.

Freud e Machado de Assis: Uma interseção entre psicanálise e literatura

De Luiz Alberto Pinheiro de Freitas.

Pretende mostrar o quanto o autor, que desconhecia Freud, captava, de forma aguda, as sutilezas do discurso do desejo inconsciente. Interessa-se prioritariamente, pelo discurso dos personagens femininos: Virgília e Marcela (Brás Cubas); Sofia (Quincas Borba); Carmo e Fidélia (Memorial de Aires) e, claro, Capitu (Dom Casmurro).

Antologia de Contos - 2 volumes

Os dois volumes desta antologia reúnem 75 contos de Machado de Assis, publicados originalmente entre 1858 e 1907. Com organização, introdução e notas de John Gledson, esta coletânea tem como preocupação apresentar ao leitor um texto fiel à vontade de Machado, sem as modificações que foram sendo introduzidas pelas diversas edições de sua obra.

Toda Poesia

Organizador Cláudio Murilo Leal

Pela primeira vez, em um só volume, este livro reúne a totalidade da produção poética de Machado de Assis. Do primeiro soneto, "À Ilma. Sra. D.P.J.A." (1854), ao último, "A Carolina" (1906), são 180 poemas e 48 crônicas que Machado escreveu em verso, publicadas na "Gazeta de Holanda" entre 1886 e 1888 e reproduzidas na íntegra neste volume.

Bravo!

O autor é matéria de capa da edição de setembro da revista. O texto explicita alguns temas que Machado desenvolveu em toda sua obra, como o hábito de dialogar com o leitor e a zombaria da fala empolada, em nome de um estilo mais direto. Bela porta de entrada para a obra do autor.

4 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns, Chris e Fabiano! Ficou muito simpático o blog. Breve estaremos fumando aquela cigarrilha para conversarmos mais a respeito. Abraços.

Stella disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Stella disse...

O blog está lindo, informativo. Parabéns realmente.
Seria possível colocar MARCADORES para DVDs, CDs, Livros? Facilitaria a consulta. uM ABRAÇO,
S.

Marcelo Moutinho disse...

Parabéns pelo blog! Me associei à locadora há pouquíssimo tempo, mas já virei fã!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo ▲