sábado, 18 de outubro de 2008

cartola 100 anos

"Faço samba, música para você guardar dentro de si eternamente no seu coração, e não apenas na sua coleção de discos."

"Cartola é sem sombra de dúvida, um dos construtores da música popular urbana carioca. Por uma feliz coincidência, Cartola e Noel Rosa (1910- 1937) se encontraram em Vila Isabel no final da década de 20, um negro e um branco, um pedreiro e um estudante, um morador de classe média do bairro. O negro Cartola tocava violão e transformava em arte a herança rítmica e melódica dos negros Bantos, entre eles seus avós. O branco Noel, mau estudante de Medicina, transformava em música e poesia a crônica dos boêmios da cidade, que o rádio incipiente começava a transformar em sucesso.

Só que as diferenças sócio-econômico-culturais eram infinitamente menores do que as identidades que as atraíam. Assim, os encontros desses dois, diários, regados à cerveja e cachaça, testemunhados por vizinhos e amigos, nos becos e tendinhas do morro da Mangueira e mesmo no barraco de Cartola, duravam dias e noites. E acabaram rendendo frutos suculentos para a evolução do samba: as letras de Cartola tornando-se mais “literárias” e as músicas de Noel ganhando nova abordagem rítmica, “palpites felizes” de cada um. Sob as bênçãos de São Sebastião, santo católico, Oxássi na intimidade dos terreiros cariocas... e do maestro Heitor Villa-Lobos."

Marília Trindade Barboza, amiga e biógrafa

O cd Só Cartola traz cinco músicas nunca gravadas no Brasil, A Mangueira é muito grande, Velho Estácio, Ciúme Doentio e Deixa, interpretadas pelo parceiro e amigo Nelson Sargento, e o prelúdio instrumental Sol e Chuva. Elton Medeiros - também companheiro - relembra suas parcerias com o mestre: Sofreguidão, A Mesma História, Peito vazio, Injúria e O Sol Nascerá. Nelson e Elton também cantam juntos alguns sambas memoráveis. Os arranjos refinados são de Afonso Machado, bandolinista do Galo Preto e pesquisador que compilou as partituras de 140 músicas de Cartola. Em breve será lançado o dvd com a gravação do show ao vivo. Ótima homenagem a este grande artista brasileiro.

Um comentário:

Anônimo disse...

As Rosas não falam...
simplesmente exalam...
o perfume que roubam de ti...

eterno Cartola...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo ▲