sexta-feira, 9 de abril de 2010

OFICINA DE CRIAÇÃO LITERÁRIA

Como se forma um escritor? Embora, hoje em dia, seguindo um modismoamericano, já exista curso superior para formação de escritores, sabemos queos grandes talentos não se submetem às escolas.
Entre os nomes que fizeram a boa literatura dos últimos anos, podemos contar médicos, advogados, vendedores, donas-de-casa, todo tipo de profissão, menos escritores de carteirinha.
Mas duas coisas em comum todos eles tiveram, sempre foram leitoresinsaciáveis e circularam entre seus pares. A Oficina LiteráriaTextoTerritório busca atuar nesses dois eixos:
- amadurecer as pessoas com gosto pela leitura, orientando-as na aproximaçãode textos e autores cruciais para a nossa tradição letrada;
- proporcionar aos que manifestam vocação literária o convívio qualificadoentre escritores e críticos, para que seus textos sejam lidos e avaliados pelos pares.
A oficina objetiva a produção individual ou coletiva de textos literários e a trocacrítica sobre essa produção. Organiza-se em módulos independentes, que permitem um fluxo contínuo deingresso e o contato dinâmico entre os atuais e futuros participantes. Cada módulo é composto de 4 encontros que apresentam perspectivas gerais apartir das quais serão propostos diversos temas. De acordo com a avaliação dos trabalhos produzidos, será verificada aviabilidade de publicação dos textos.
Curadoria
Alexandre Faria é escritor e professor de literatura, autor de AnaCrônicas, romance (2005), Literatura de Subtração (1999) e organizador de Anos 70, Poesia e Vida. (2007)
Oswaldo Martins é poeta e professor de literatura, autor de quatro livros publicados, todos pela 7 letras: Desestudos (2000); Minimalhas do Alheio (2002) e Lucidez do Oco (2004) e Cosmologia do Impreciso (2008).
Leia, a partir de segunda, textos dos autores aqui no blog.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo ▲