segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Triboz e a boa música


Há algum tempo percebo que quanto mais casas de shows são abertas no RJ, cada vez mais raro é que uma delas tenha uma proposta realmente nova e interessante. Para os meus críticos (e chatos) ouvidos,  a Lapa, que tem dezenas delas, ultimamente apresentava o samba de forma preguiçosa e pouco criativa. Mas, não convém reclamar: ruim com elas, MUITO pior sem elas.
Porém, tornava-se cada vez mais difícil vencer a preguiça e trocar um chopp em Santa Teresa, um jantar na casa de amigos, por essas noitadas repletas de estrangeiros. Dois festivais que se propunham a tocar jazz recentemente foram decepcionantes. Não deveriam nem vir sob a alcunha do gênero (um deles não veio, verdade seja dita, mas se apresentava como tal). A descrença era tal que ao ouvir que uma nova casa havia aberto nas imediações da Lapa e tinha o jazz, o samba jazz e a bossa nova como referências, nem dei muita atenção. Mas, não é que a casa é boa mesmo! Ela se auto-denomina Centro Cultural Brasil-Austrália(!!!). O dono do lugar é o australiano (claro) Mike Ryan. Também músico, ele resolveu fazer uma casa que privilegia a boa música e os bons músicos (isso sim, uma novidade). Digamos que ele não teve dificuldades em arregimentar um bom número de excelentes músicos e compositores para tocar no lugar. O Brasil, junto com os EUA, continua sendo o país com a maior quantidade e variedade de músicos populares de excelência. Porém, lá e (talvez mais) aqui esses músicos não tem o devido reconhecimento. Parabéns ao Triboz por nos dar essa oportunidade de ouvi-los saindo da pasmaceira sambística, de revivals de décadas perdidas, rocks alternativos e do culto a toda forma de lixo musical que abunda por aí. Nossos ouvidos agradecem!

Prometi ao Mike que faria um post sobre o Triboz. Aproveito e mato dois coelhos com uma "caixa-d'água só" e apresento o trio do amigo e maestro Roberto Rutigliano em um tributo a "bilêvans" (como ele diz), que aconteceu a duas semanas. http://www.triboz-rio.com/

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo ▲