sexta-feira, 15 de outubro de 2010

O que fazer (e o que NÃO fazer) numa crise econômica



Vídeo-aula do PT endereçado ao PSDB e ao DEM.


Quem fez mais pelo Brasil:

FHC e o PSDB

ou

Lula e o PT?

 

Sejamos sensatos, objetivos e sérios: falar que Lula tem um dedo a menos ou chamá-lo de molusco serão respostas ignoradas. Supervalorizar as faculdades do "doutor" FHC e sua capacidade de poliglota não trarão lucidez à população. Repito: comparando de modo racional, sincero e sem demagogia: quem fez mais pelo Brasil: PT ou PSDB ? Levando em conta que ambos tiveram oito anos de governo. Admitindo, inclusive, que ambos os governos cometeram erros - intencionais ou não - aguardo respostas honestas e sinceras, preferencialmente desprovidas de preconceitos e ironias facilmente perceptíveis.

 

8 comentários:

abelardo disse...

Não dá nem pra comparar.Os números são inquestionáveis a favor de Lula e o do PT. Querer questionar isso é burrice!

Maria disse...

Estou com o Abelardo. Aumento do salário mínimo,redução da miséria e da pobreza extrema, aumento do crédito pra casa própria, PROUNI, política de cotas nas universidades, Luz para Todos, etc,etc,etc.

Alvaro disse...

É "naive" atribuir o desempenho da economia brasileira nos últimos 8 anos ao Lula ou ao PT. O Brasil, note-se, cresceu menos que a média dos emergentes na maior parte desse período.

Além disso, se cresceu alguma coisa, foi porque o Lula, simplesmente, deu continuidade à política econômica do FHC. Ponto. Isso inclusive é motivo de contestação dos doidões lá de dentro do PT.

Se dependesse desses radicais imbecis (redundância) e irresponsáveis do partido, teriam dado cavalo de pau na economia logo ao assumir. Duas semanas antes da primeira eleição do Lula (2002), por exemplo, eu fui abordado no Largo da Carioca por uma corja de panacas, que ali mantinham uma barraquinha, tentando me convencer a assinar um manifesto pelo calote à dívida externa. Só rindo, certo?

o atual governo está armando uma bomba fiscal de retardo, que vai espoucar dois ou três mandatos adiante.

Bobalhão quem acredita e dá suporte a esse treco todo.

Alvaro disse...

Ademais, comparar governos dessa forma simplória é típico de quem desconhece os mecanismos econômicos, que se desenvolvem na grande maiorira das vezes com grande defasagem temporal.

Portanto, muita coisa certa ou errada que se faz hoje vai começar a repercutir daqui a cinco anos ou mais.

Quem não tem capacidade técnica para discutir este tipo de questão deve ater-se àquelas palavras de ordem que todos conhecemos.

Guilherme disse...

Alvaro,

Você viu os vídeos do post ou esteve no Brasil durante os ultimos 16 anos?
Não parece...O argumento que vOCê usa é o mesmo utilizado pelos "especialistas" no auge da crise de 2009. Só sabem especular uma provável crise (ainda não vista em 8 anos de governo). Enquanto que no governo FHC, a crise não foi imaginária. Quebrou o Brasil mesmo! A arrogância que você usa é a típica de Malans, Fragas e Lafers (sem sapatos) que levaram o país a quebrar sucessivas vezes. Quanto aos "panacas do largo da carioca", é claro que não é pra ser levado a sério, nem sei como um economista "renomado" como você trouxe isso para a discussão.
Veja o que fala o Mantega e aprenda um pouco,"sabichão da economia"

Guilherme disse...

e digo aqui, para ficar registrado, quais são as minhas palavras de ordem:

1)redução do desemprego
2)aumento real do salário mínimo acima da inflação
3)28 milhões saem da linha da miséria
4)30 milhões entram na classe média
5)dívida com o FMI quitada
6)empréstimo de 10 bilhoes ao FMI
7)PROUNI
8)FUNDEB
8)Política de Cotas nas universidades
9)Luz para Todos
10)Minha casa, Minha Vida

E muitos outros...

Essas são as "palavras de ordem que todos conhecemos" no governo do PT. Imagino o quanto elas devem incomodar os ouvidos do nosso prezado Alvaro, provável leitor de Veja e Economist.

Christian disse...

O curioso é que o pessoal zoava o Lula quando ele falou em criar 10 milhões de empregos na campanha de 2002. O FHC prometeu 12 milhões em 1994 e saiu do governo com um saldo de quase 20% de desemprego na Grande São Paulo (dados do Dieese).

Maria disse...

Cris, me desculpe, sei que vc pediu sem ironias mas foi o 'bobalhão' do alvaro que começou. Ele tá igual a Regina duarte,com medo do PT a oito anos e pregando o apocalipse,bomba fiscal,crises economica.Enquanto isso,o maximo que tivemos foi a marolinha de 2009.rs,
Beijos,Maria.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Topo ▲